sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Juventude, mobilização e mídia são temas abordados durante evento em Cananéia - SP

Por Cleber R. Chiquinho, Ivan C. Neves, Samara Santana e Adriele Grube

Durante o evento Cultura em Rede: Cananéia Cidade Educadora, promovido pela Associação Rede Cananéia entre os dias 20 e 23 de novembro de 2008 no município de Cananéia, litoral sul de São Paulo, jovens integrantes do Coletivo Jovem Caiçara - CJ, alunos de escolas públicas da cidade e turistas, puderam participar de atividades direcionadas a questões como juventude, mobilização e mídia, trazendo a tona aspectos importantes como mudanças de paradigmas televisivos, apropriação de meios de comunicação pela juventude e mudanças socioambientais e culturais.


Durante a quinta e sexta-feira, os jovens do CJ receberam uma capacitação para a produção de pilotos televisivos, que são recursos audiovisuais que mostram brevemente o conteúdo de programas de televisão. A oficina foi ministrada pelo profissional CarlosCarlos, produtor, diretor e apresentador do programa “Bola e Arte”, programa que é exibido pelo canal FizTV (tv a cabo) e que aborda temas como futebol, arte e política, de uma maneira integrada e com um olhar mais crítico sobre esses assuntos.


Um dos grupos produziu o piloto do programa “Mesa Real e Dona Coisa” que proporciona um diálogo entre pessoas escolhidas aleatoriamente na rua, numa mesa de bar itinerante. Já o outro grupo, produziu o programa “Cultura é Raiz”, um programa jornalístico que busca abordar o tema cultura caiçara e a sua relação como o evento realizado nos mesmos dias.

No sábado a oficina teve um enfoque mais voltado para a discussão de assuntos relacionados com a mídia e contou com materiais de apoio fornecidos pelo projeto Frutos do Brasil, no qual estes jovens e os espaços educadores ocupados por eles, como o Ponto de Cultura “Caiçaras” e a Sala Verde Cananéia, integram. Algumas apresentações de vídeo e rodas de diálogo permitiram suscitar idéias, sonhos e desejos de como a juventude está inserida nesse contexto midiático e como superar grandes dificuldades que enfrentam durante o dia-a-dia, frente a manipulação de informações, sensacionalismo, pouco espaço de manifestação, etc, que esta mídia impõe.




Já no domingo o grupo continuou reunido e terminou os trabalhos iniciados durante estes dias. Os dois programas finalizados foram encaminhados para a “Semana do Vídeo Popular” que ocorreu entre os dias 28, 29 e 30 de novembro na Galeria Olido, no centro de São Paulo. Este evento é uma iniciativa de um grupo de audiovisual de SP que busca apresentar as produções de coletivos independentes, como é o caso do Coletivo Jovem Caiçara.










1 comentários:

Unknown disse...

Ai coletivo jovem, mais um fruto de nossas ações, muito bom trabalho. Estamos no caminho certo, porque todos juntos somos fortes.
Parabéns a todos =^..^=